Na tarde de sábado, Missões Nacionais apresentou seu relatório à Câmara Setorial de Missões, o qual foi aprovado por unanimidade. O resumo de tudo o que foi realizado no último exercício foi apresentado pelo diretor executivo, pastor Fernando Brandão, e também por meio de vídeos.
Pastor Fernando iniciou agradecendo à família, a todos os obreiros, voluntários e aos batistas brasileiros; pastores, igrejas e promotores de missões, pelo avanço missionário que foi conquistado, lembrando, no entanto, que é uma gota no oceano e que é necessário fazer muito mais.
Destacou o crescimento do PAM Brasil, bem superior ao da Campanha Anual, que tornou possível o avanço missionário no Brasil. A realização das Trans; o início de 145 novas frentes missionárias ressaltando que o início de 5.000 novas frentes é um desafio gigante, mas que poderemos fazer muito mais, na dependência do Espírito Santo.
Na área social mencionou o Radical Brasil na Cracolândia em São Paulo e de seus frutos, um dos quais estará presente na noite missionária nesta segunda-feira, dia 25 de janeiro; o lançamento do manual para trabalho com dependentes químicos; e a construção do novo Lar F. F. Soren. Um vídeo foi apresentado, mostrando o avanço das obras e a qualidade de tudo o que está sendo feito. Pastor Fernando aproveitou o momento para parabenizar e agradecer ao casal - Cláudio Márcio e Rosemeire Rodrigues, missionários voluntários que coordenam as obras do Lar, sendo ambos aplaudidos pelo plenário. Pastor Fernando agradeceu também às igrejas que tem participado das obras, com envio de voluntários para mutirões e também à Convenção Batista do Tocantins, assim como as igrejas e irmãos que estão contribuindo financeiramente para a construção. Informou a presença do voluntário Peter Dresen que está, por um mês, com seis funcionários de sua empresa construindo as camas e armários para as casas do novo Lar.
Diante de tantos investimentos, fechar o exercício com um superávit de mais de um milhão, possibilitando também a dar um aumento salarial aos missionários, "foi um verdadeiro milagre" confessou pastor Fernando, que prosseguiu: "sei que as metas para 2010 estão acima de nossa capacidade, mas vamos trabalhar e orar para alcançá-las."
Pastor Paulo Eduardo, pastor da PIB em São Paulo, foi convidado, pelo presidente da mesa, a orar pelo diretor executivo da JMN. Antes da oração compartilhou que em uma inauguração o prefeito Gilberto Kassab havia declarado que os batistas brasileiros estavam investindo sério em São Paulo e que afirmavam que a Cracolândia vai virar Cristolândia e que o mesmo afirmou: "e eu creio!"
Após manifestações de apreço ao trabalho de Missões Nacionais e destaques de itens do relatório por parte de convencionais, os obreiros da agência missionária foram convidados a ficar junto ao executivo e sua esposa, Márcia Brandão, e pastor Silvado encerrou o momento com uma oração.